Firefox OS con Telefonica y Vivo en Campus Party Brasil

Protótipo de smartphone com o Firefox OS é apresentado na Campus Party Brasil

Durante encontro com jornalistas, blogueiros e tuiteiros profissionais na última quarta-feira (30/01), durante a Campus Party Brasil, em São Paulo, fomos apresentados ao primeiro celular com a plataforma Firefox OS. O aparelho ainda é um protótipo; não foi lançado comercialmente em nenhum lugar do mundo. E a ideia aqui era entender como está a evolução desse projeto, que resulta de uma parceria do Grupo Telefônica com a Mozilla – plataforma livre que conta com mais de 8 milhões de desenvolvedores em todo o mundo.

Segundo Hilton Mendes, diretor de Desenvolvimento de Terminais da Telefônica Vivo, a novidade é uma aposta para tornar o smartphone ao alcance de todos, devendo invadir o mercado brasileiro no próximo semestre. Ao lado de Rodrigo Silva-Ramos, CEO da empresa espanhola Geeksphone, responsável pela produção desses primeiros protótipos, eles nos deixaram à vontade para testar ao vivo e a cores como funciona o novo sistema operacional – que, lembramos, ainda está em versão piloto, para ser testado por desenvolvedores.

Campus Party Brasil - Smartphone con Firefox OS

Fabio Magnoni, que representa a Mozilla no Brasil, também esteve presente no bate-papo, e contou: «Muitos aplicativos desenvolvidos em Firefox OS poderão ser usados no Android e os desenvolvedores contarão com uma liberdade muito grande, podendo optar por publicar ou não no Market Place, bem como decidir sobre os meios de pagamento».

De cara, os aparelhos tendem a chamar mais a atenção do público aficionado, mas a sua simplicidade operacional acabará levando os novos smartphones ao alcance de todos. «O público, num primeiro momento, será formado principalmente por clientes heavy users e desenvolvedores, porém o uso fácil vai permitir que ele atinja usuários comuns», ressalta.

Para Marcelo Sarkis, jornalista de Porto Alegre (RS) que testou o novo device, o grande diferencial do sistema é estar baseado em HMTL5: “Isso nos dá muito mais liberdade para desenvolver e navegar”. Para ele, os usuários de smartphones estão cada vez mais reféns do Android e do iPhone. E o Firefox OS será uma opção para equilibrar essa situação, trazendo novas oportunidade para quem cria aplicativos e para quem consome.

Mesmo sem poder adiantar muita coisa ainda, a Geeksphone afirma que tem bastante interesse em fabricar os aparelhos com Firefox OS no Brasil. «Não há nada confirmado, mas precisamos do País para fazer essa revolução tecnológica», afirmou. O fato é que com ou sem a Geeksphone, o Firefox OS, com a ajuda da Telefônica Vivo, é a nova promessa do mercado de smartphones a partir do próximo semestre.

Firefox Os, Telefónica y Vivo

Versão em espanhol | Campus Party Brasil: el primer prototipo con Firefox OS disponible para desarrolladores

RELACIONADOS

Participación de Telefónica en el MWC 2025

Por 16ª vez consecutiva, Telefónica participa en el Mobile World Congress 2025 (MWC) que se inaugura hoy en Barcelona. El mayor evento relacionado con...
desarrolladores preparándose para la Open Gateway DevCon 2025

DevCon 2025: un evento para desarrolladores

La creación de nuevos servicios digitales está avanzando a pasos agigantados, y los desarrolladores juegan un papel fundamental en esta transformación. Por ello, en...