Durante encontro com jornalistas, blogueiros e tuiteiros profissionais na última quarta-feira (30/01), durante a Campus Party Brasil, em São Paulo, fomos apresentados ao primeiro celular com a plataforma Firefox OS. O aparelho ainda é um protótipo; não foi lançado comercialmente em nenhum lugar do mundo. E a ideia aqui era entender como está a evolução desse projeto, que resulta de uma parceria do Grupo Telefônica com a Mozilla – plataforma livre que conta com mais de 8 milhões de desenvolvedores em todo o mundo.
Segundo Hilton Mendes, diretor de Desenvolvimento de Terminais da Telefônica Vivo, a novidade é uma aposta para tornar o smartphone ao alcance de todos, devendo invadir o mercado brasileiro no próximo semestre. Ao lado de Rodrigo Silva-Ramos, CEO da empresa espanhola Geeksphone, responsável pela produção desses primeiros protótipos, eles nos deixaram à vontade para testar ao vivo e a cores como funciona o novo sistema operacional – que, lembramos, ainda está em versão piloto, para ser testado por desenvolvedores.
Fabio Magnoni, que representa a Mozilla no Brasil, também esteve presente no bate-papo, e contou: «Muitos aplicativos desenvolvidos em Firefox OS poderão ser usados no Android e os desenvolvedores contarão com uma liberdade muito grande, podendo optar por publicar ou não no Market Place, bem como decidir sobre os meios de pagamento».
De cara, os aparelhos tendem a chamar mais a atenção do público aficionado, mas a sua simplicidade operacional acabará levando os novos smartphones ao alcance de todos. «O público, num primeiro momento, será formado principalmente por clientes heavy users e desenvolvedores, porém o uso fácil vai permitir que ele atinja usuários comuns», ressalta.
Para Marcelo Sarkis, jornalista de Porto Alegre (RS) que testou o novo device, o grande diferencial do sistema é estar baseado em HMTL5: “Isso nos dá muito mais liberdade para desenvolver e navegar”. Para ele, os usuários de smartphones estão cada vez mais reféns do Android e do iPhone. E o Firefox OS será uma opção para equilibrar essa situação, trazendo novas oportunidade para quem cria aplicativos e para quem consome.
Mesmo sem poder adiantar muita coisa ainda, a Geeksphone afirma que tem bastante interesse em fabricar os aparelhos com Firefox OS no Brasil. «Não há nada confirmado, mas precisamos do País para fazer essa revolução tecnológica», afirmou. O fato é que com ou sem a Geeksphone, o Firefox OS, com a ajuda da Telefônica Vivo, é a nova promessa do mercado de smartphones a partir do próximo semestre.
Versão em espanhol | Campus Party Brasil: el primer prototipo con Firefox OS disponible para desarrolladores